
- Uncategorized
- No comments
O Porto de Recreio da Calheta, subconcessionado à Tecnovia Madeira desde Janeiro de 2017, candidatou-se pela primeira vez em 2018 ao Programa Bandeira Azul, tendo sido anunciada a atribuição do galardão no passado dia 27 de Abril no Oceanário de Lisboa pela Associação Bandeira Azul da Europa.
A cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul no Porto de Recreio da Calheta, realizar-se-à no próximo dia 19 de Julho de 2018 às 10h30, e conta com a presença da Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, do Presidente da Câmara Municipal da Calheta e de um representante da Capitania do Porto do Funchal.
A decisão de candidatura do porto de Recreio da Calheta ao galardão Bandeira Azul, decorreu dos diversos investimentos realizados pela subconcessionária que visaram a melhoria das condições da marina e a segurança dos seus utentes.
De acordo com Frederico Rezende, Administrador da Tecnovia Madeira “ao hastear a Bandeira Azul, assumimos a importância da divulgação e sensibilização de boas práticas que assegurem a preservação do ambiente marinho, sendo também o nosso objetivo, influenciar as embarcações turísticas, presentes no Porto de Recreio da Calheta, à apresentação da candidatura ao galardão no próximo ano.”
Ao longo deste ano, a Direção do Porto de Recreio da Calheta, propõe-se desenvolver diversas atividades de educação ambiental (AEA) com o intuito de envolver toda a comunidade, nomeadamente:
– ações de informação/formação sobre a correta separação de resíduos na comunidade piscatória,
– divulgação de boas práticas ambientais através da criação de folhetos e cartazes a distribuir aos utentes do Porto de Recreio e
– ações para a redução do impacto no clima – redução de consumos, diminuição do desperdício alimentar, correta separação de resíduos, etc nas atividades comerciais presentes na marina.
Sobre o Programa Bandeira Azul
O programa Bandeira Azul é um Programa de Educação ambiental, desenvolvido para sensibilizar e para a necessidade de proteger o Ambiente, em especial o marinho e fluvial.
Podem hastear Bandeira Azul Praias, Marinas e Embarcações cujo trabalho reflita preocupação com a educação para a sustentabilidade.
É desenvolvido por uma organização internacional, sem fins lucrativos, a Fundação para a Educação Ambiental, representada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Foi criado um grupo de trabalho que monitorizar as atividades e o cumprimento dos critérios do Programa da Bandeira Azul. Esse grupo servirá para que haja continuidade no trabalho já desenvolvido e para que durantes os próximos anos de concessão continue a ser atribuído o galardão ao Porto de Recreio da Calheta.
O galardão atribuído demonstra que assumimos o compromisso das boas práticas ambientais, da sustentabilidade e do respeito pelo meio marinho.
Para mais informações consulte: www.abae.pt